A profissão do futuro: O que faz, quanto ganha e porque você deve se tornar um perito digital?

Como ser contratado para perícias técnicas em informática e proteção de dados

Como contratar um perito digital particular: https://www.cyberexperts.com.br

Atuo com perícia em informática há mais de 20 anos. Tive o prazer de aprender muito com grandes nomes na área, pessoas pioneiras que nunca se negaram em compartilhar conhecimento. Sinto-me no dever de contribuir com os jovens interessados na área de digital forensics ou em que desejam se tornar um perito digital.

Atualmente, coordeno Pós-graduações no tema e ministro cursos de extensão em ferramentas open source e proprietárias para computação forense.Além disso, atuo com perícias judiciais e administrativas em todo o Brasil e tenho um time de first responders e peritos para atuar em todos os casos que temos.

Novos e desafiadores casos são apresentados semanalmente. Não foi fácil iniciar na área, busquei certificações, fiz especialização, mestrado e sou doutorando na área de ciência da informação e tecnologia, mas, também, me especializei em Direito.

Hoje concluo que o perito digital não pode ser apenas um técnico, muito menos o jurista. É preciso ter conhecimentos de projetos, ter especialidade em conduzir o processo de perícia, avaliando os interesses e dados das partes, mediar e ser um profundo conhecedor da Ciência da Informação.

A área é incrível e apaixonante, mas o profissional que não sabe lidar com a rotina e falar a linguagem forense do destinatário do trabalho, que é o JUIZ (em perícias judiciais), não consegue atuar por muito tempo e acaba limitando seu campo às perícias internas ou corporativas e assistência técnica.

Ser perito forense é mais do que conhecer a técnica. É coordenar os fluxos de informação do caso, transformar artefatos em evidências e ser um expert witness, defendendo tecnicamente o cliente, com a persuasão necessária.

Vamos lidar com advogados e o sistema judiciário, sendo que conhecer estas relações é fundamental. E, principalmente, a nossa missão é auxiliar o juízo no entendimento da questão técnica controvertida ou mesmo ajudar as partes a lograrem êxito em suas ações e processos judiciais, que envolvam tecnologia.

QUAIS SÃO AS NORMAS E BOAS PRÁTICAS SOBRE COMPUTAÇÃO FORENSE

Quando comecei, havia apenas recomendações da SWGDE, IOCE, um manual muito importante da SANS (anote, é referência em computação forense). Hoje, temos o NIST, que testa ferramentas forenses e aborda melhores práticas há 14 (catorze) anos. Também, temos um guia interessante da União Europeia, chamado “Best Practice Manual fottheForensicExaminationof Digital Technology”,a RFC 2227, e interessantes artigos publicados, como este http://ieeexplore.ieee.org/document/6274340/?reload=true

Existe, atualmente, uma família de normas ISO relacionadas à computação forense, que devem ser observadas pelos profissionais, sendo elas:

  • ISO/IEC 27037 concerns the initial capturing of digital evidence.This standard offers guidance on the assurance aspects of digital forensics e.g. ensuring that the appropriate methods and tools are used properly.
  • ISO/IEC 27041 offers guidance on the assurance aspects of digital forensics e.g. ensuring that the appropriate methods and tools are used properly.
  • ISO/IEC 27042 covers what happens after digital evidence has been collected i.e. its analysis and interpretation.
  • ISO/IEC 27043 covers the broader incident investigation activities, within which forensics usually occur.
  • ISO/IEC 27050 (in 4 parts) concerns electronic discovery which is pretty much what the other standards cover.
  • British Standard BS 10008:2008 “Evidential weight and legal admissibility of electronic information.

Além disso, o profissional deverá conhecer as normas e regulamentos vigentes em sua localidade, bem como as normas processuais, sobretudo em relação a coleta e produção válida de provas, aplicada aos meios digitais. Um perito que desconhece os limites de sua atuação pode causar grandes danos às partes.

AUTORES, ARTIGOS E PESQUISADORES INTERNACIONAIS ESSENCIAIS

MARK REITH, também, tem um artigo essencial para quem pretende trabalhar na área, denominado “Anexamination of digital forensics models”, em que ela faz um comparativo sobre as disciplinas e metodologias de perícias na área: https://www.just.edu.jo/~Tawalbeh/nyit/incs712/digital_forensic.pdf.

GARFINKEL escreveu um artigo indispensável a todos os futuros peritos em informática, qual seja, Digital forensics research: The next 10 years.

MORIOKA publicou em 2016 um importante artigo sobre computação forense em nuvem, área da perícia digital que vem crescendo muito: https://ieeexplore.ieee.org/document/7568909.

MILAGRE e CAIADO, publicaram um importante artigo sobre Computação Forense na em “Cloud Computing” (Desafios e melhores práticas – ICoFS-2013): https://www.forensicfocus.com/articles/current-challenges-in-digital-forensics/.

SOTYANOVA et al, escreveram importante artigo sobre os desafios e abordagens da forense em Internet das Coisas: https://ieeexplore.ieee.org/document/8950109.

NHIEN-NA LE-KHAC et al, tratam dos desafios da computação forense em veículos inteligentes: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167739X17322422.

Estes são alguns artigos estruturais, mas o profissional deve estar sempre atento à produção científica na área.

Não tenho dúvida que o profissional e auditor em informática forense de sucesso será aquele que não seja um mero “Operador de Ferramentas”. Mas será aquele que conheça as técnicas aplicadas pelas ferramentas e, principalmente, as teorias da informação por trás de um objeto de análise. Por isso, publiquei um artigo, com meu orientador denominado: “As contribuições da Ciência da Informação na perícia em Informática no desafio envolvendo a análise de grandes volumes de dados – Big Data”, publicado na UFPB (https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/22846). É leitura basilar.

Estes são importantes aportes teóricos e basilares para iniciar uma consultoria em perícia digital, que, com certeza, trarão a base para outras leituras mais específicas.

CADEIA DE CUSTÓDIA

Recentemente, o Código de Processo Penal, aplicado quando da realização de perícias na área criminal, sofreu profundas alterações em razão do advento da Lei nº 13.721, de 2018, conhecida como Pacote Anticrime.

Agora, há a descrição da cadeia de custódia, isto é, o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte (art. 158-A). Os artigos 158-B e seguintes do Código de Processo Penal disciplinam a cadeia de custódia e deverá ser também observado pelo perito digital.

O QUE FAZ O PERITO DIGITAL?

A função da perícia digital ou forense digital, carreira que mescla a formação jurídica com a tecnologia da informação é reconstruir o passado, constatar a materialidade e apurar a autoria de conflitos, fraudes, furtos e agressões que são cometidas por intermédio de dispositivos informáticos e telemáticos, como computadores, notebooks e dispositivos móvel celular.

A ciência que possui, aproximadamente, dezenove anos no país, antes era destinada apenas a auxiliar a criminalística na atuação de crimes eletrônicos, agora passa a ser considerada uma área corporativa, ligada a segurança da informação, governança, risco e conformidade, em razão do crescente número de fraudes informática cometidas no âmbito corporativo.

Cumpre destacar que são crescentes as infrações cometidas sob o suposto anonimato virtual. Contudo, as pessoas ainda insistem em classificar a perícia digital ou forense computacional como mero resgate científico de dados ou clonagem de discos, o que é uma premissa incorreta.

QUAL É O CAMPO DE ATUAÇÃO?

No que se refere às áreas de atuação, o perito digital pode atuar na área pública ou privada.

Para atuar na área pública, o profissional pode peticionar em juízo sua habilitação que será ou não deferida pelo juiz. Em São Paulo, a norma que regulamenta a perícia é o Provimento nº 2306/2015. Lembrando que o peticionamento dos peritos já é realizado pela via eletrônica, razão pela qual o perito precisa conhecer sobre PROCESSO ELETRÔNICO.

Em algumas comarcas, pode auxiliar o Ministério Público e Delegacias não especializadas, necessitando apresentar, em petição escrita instruída de curriculum, os antecedentes criminais e casos que atuou.

Além disso, o perito digital pode atuar como assistente técnico das partes em juízo.

Ainda, há a possibilidade de ser um perito policial, integrante do Instituto de Criminalística dos Estados ou da Polícia Federal, sendo que o ingresso é somente mediante concurso.

Por sua vez, na área privada, os profissionais de forense corporativa normalmente integram uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área jurídica e técnica, de nível estratégico e gerencial, e que estão inter-relacionados com o Time de Resposta a Incidentes da Empresa, previsto na norma ISO 27001.

Importante destacar, ainda, que a recém publicada norma ISO 27701, que estabelece o Sistema de Gestão da Privacidade da Informação, ratifica em seu item 6.13.1.17 as diretrizes da ISO 27002, no que diz respeito a manutenção de processos claros de coleta de evidências:

“Convém que procedimentos internos sejam desenvolvidos e seguidos quando tratando de obter evidências para os propósitos de ações legais ou disciplinares.

Geralmente os procedimentos para evidência fornecem processos de identificação, coleta, aquisição e preservação de evidências, de acordo com diferentes tipos de mídia, dispositivos e situação dos dispositivos, por exemplo, se estão ligados ou desligados. Convém que os procedimentos levem em conta:

a) a cadeia de custodia;

b) a segurança da evidência;

c ) a segurança das pessoas;

d ) papéis e responsabilidades das pessoas envolvidas;

e ) competência do pessoal;

f) documentação;

g) resumo do incidente.

Quando disponível, certificações ou outros meios de qualificação de pessoal e ferramentas são buscados, para aumentar o valor da evidência preservada.

Evidência forense pode ir além dos limites da organização ou da jurisdição. Em tais casos, convém que seja assegurado que a organização tem direito de coletar as informações requeridas como evidência forense. Os requisitos de diferentes jurisdições podem ser considerados para maximizar as chances de admissão ao longo das jurisdições relevantes.”

Assim, o perito forense computacional também pode atuar nas áreas relacionadas à proteção de dados pessoais e segurança da informação, buscando solucionar problemas relacionados a incidentes, como vazamento da dados, na identificação do motivo e da autoria.

Vale ressaltar que nem tudo na perícia são crimes informáticos. Hoje o perito pode atuar com:

a) Valoração de ativos digitais;

b) Apuração de autoria de fraudes;

c) Análise de contrafações de sistemas e softwares;

d) Comparação de softwares;

e) Análise de controvérsias em implementações de sistemas;

f) Perícias envolvendo concorrência desleal;

g) Perícias envolvendo uso indevido dos ativos de TI;

h) Fraudes em meios de pagamentos;

i) Atuação em processos trabalhistas;

j) Controvérsias em relações de consumo na web;

k) Análise de sanitização de bases de dados;

l) Controvérsias envolvendo proteção de dados pessoais e LGPD.

FORMAÇÃO EM PERÍCIA DIGITAL

Em relação à formação do perito digital, a legislação nacional não exige formação específica em tecnologia, sendo que no novo Código de Processo Civil até a expressão “nível universitário” fora reprimida. Agora, conforme o art. 156 do novo Código de Processo Civil, os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados.

No entanto, isso não significa “carta” branca para aventureiros, pois os tribunais avaliarão, periodicamente, três fatores:

a) formação profissional: conjunto de formações do perito para atuação na área, sendo que aqui contam graduações, pós-graduações e certificações;

b) atualização do conhecimento: o quão atualizado o profissional se encontra, o que pode ser demonstrado com cursos e certificações recentes;

c) experiência: o que pode ser quantificado pelo número de trabalhos técnicos já realizado.

A despeito do que está previsto em lei, é imprescindível um conhecimento multidisciplinar, a fim de evitar que erros sejam homologados pelos juízes e cortes brasileiras, bem como a produção de laudos superficiais, que geram quesitos a serem explorados por bons advogados em Direito Digital, que irão destituir as provas e, principalmente, cooperar com a impunidade. Precisamos, realmente, de pessoas qualificadas.

Além do perito digital ter uma formação aprofundada em tecnologia, deve demonstrar experiências em frameworks, compliance e melhores práticas previstas na tecnologia da informação como SOX, COBIT, ITIL, PCI, ISO 27001, bem como da legislação básica brasileira, Código Civil, Código Penal, Consolidação das Leis do Trabalho, e principalmente, normas processuais e procedimentais que regulamentam a produção da prova pericial no Brasil.

Dessa forma, a formação ideal do perito digital deve ser a técnica, com aportes de conhecimento processual/jurídico (caso atue na área forense), já que, mais do que saber agir tecnicamente ou conhecer a intimidade das falhas dos sistemas, o profissional precisa atuar na linha tênue que separa uma perícia homologada de uma produção probatória nula, ilícita ou ilegítima.

Nos treinamentos que ministramos, constatamos profissionais altamente treinados para coleta de evidências, mas que possuem dificuldades em preservá-las, classificá-las, analisá-las em uma escala de prioridade e, principalmente, não conseguem elaborar um laudo técnico pericial.

Vale ressaltar que a profissão do perito digital compreende a habilidade de escrever e dar significado a zeros e uns para um juiz ou sponsor. Além disso, há peritos com formação jurídica tendem a fazer laudos repletos de fundamentação legal, e esquecem de analisar os pontos técnicos solicitados pelas partes.

Assim, a perícia digital não pode ser mais vista como um “box” separado da segurança da informação e das normas de governança em TI.

Não recomendaria uma Pós em computação forense que só trate de Direito ou apenas teorias. O aluno precisa ter contato com threats e casos simulados, de modo a se tornar um projetista quando tiver que lidar com casos reais, rapidamente, estruturando em sua mente suas técnicas e ferramentas a utilizar, considerando todos os princípios da disciplina e, principalmente, ciente de que tempo é sim fundamental.

Quanto aos conhecimentos que reputo indispensáveis para um perito digital listo: redes e arquitetura TCP/IP, sistemas de arquivos, sistemas operacionais baseados em Unix, conhecimentos de fundamentos de algoritmos e linguagem de programação. Muitas ferramentas opensource já homologadas pela comunidade estão em plataforma Unix, logo, um perito que opere somente e plataforma Windows, pode em determinados casos, preterir ferramentas e técnicas que seriam essenciais para o caso.

ONDE CURSAR COMPUTAÇÃO FORENSE

Não se tem a disciplina de computação forense ou perícia digital nos cursos de graduação em tecnologia da informação (alguns já contam com a disciplina de segurança da informação). Igualmente, algumas pós-graduações em Segurança da Informação adotam a computação forense como disciplina. Não recomendo cursar uma pós apenas pela disciplina, embora o conhecimento de Segurança da Informação seja muito relevante para aqueles que desejam se especializar em computação forense.

De início, eu preciso deixar claro que você não necessita de uma pós-graduação em computação forense para atuar. Existem importantes certificações que passo no meu curso EAD de PERÍCIA E INVESTIGAÇÃO FORENSE DIGITAL (https://cyberexperts.com.br/curso-pericia-digital/), que podem contribuir muito para a formação profissional. O Curso é feito pela CYBEREXPERTS, referência e uma das primeiras empresas no Brasil focada em Reputação Online e Computação Forense. Mais informações, entre em contato comigo, pois as turmas são extremamente limitadas.

Hoje, é interessante que você desenvolva cursos de extensão ou mesmo certificações na área, sendo as da SANS e da e-COUNCIL (https://www.eccouncil.org/programs/computer-hacking-forensic-investigator-chfi/) as mais conhecidas, além das certificações focadas em ferramentas. Participe, também, de eventos sobre o tema, sendo que hoje existem inúmeros eventos online e, provavelmente, alguns na sua região.

CURSO PERÍCIA E INVESTIGAÇÃO FORENSE DIGITAL

O meu treinamento -“PERÍCIA E INVESTIGAÇÃO FORENSE DIGITAL”- tem como objetivo fornecer ferramentas para que os profissionais atuantes na área – ou que nela pretendam ingressar – possam se capacitar neste ramo, atendendo com excelência as exigências do mercado. Estas ferramentas proporcionarão os conhecimentos necessários para a análise de mídias, recuperação de evidências e elaboração e análise de Laudos Periciais.

Além disso, é um curso que atua não só com forense open source, mas com ferramentas proprietárias muito utilizadas no mercado. Se você for trabalhar como terceirizado para grandes consultorias ou mesmo busque um emprego como analista o perito forense digital, certamente deverá comprovar conhecimento nestas ferramentas.

Caso opte por uma pós graduação, antes de ingressar, pesquise sobre os docentes. Uma Pós que atua só com agentes públicos passará ao aluno uma visão limitada do mercado e dos casos envolvendo computação forense e perícia digital.

Portanto, escolha um curso que possa conhecer como é a perícia em informática no setor público (Polícia, Receita Federal, Fazenda, Exército, Ministério Público), mas também, que possa ter contato com docentes que estão no mercado corporativo de perícia digital, a fim de ter um contato não só sobre as áreas, mas como são conduzidos processos de investigação forense (fase de preparo, coleta, preservação, análise e reporte).

Não preciso dizer que o networking também é essencial, pois profissionais do mercado poderão demandar seus serviços. Já na área pública, só existe o ingresso mediante concurso público.

QUANTO GANHA UM PERITO FORENSE COMPUTACIONAL?

Na área pública, as perícias judiciais são pagas através de honorários. Ou seja, o juiz, a partir do momento em que entenda que é caso de perícia, oferece oportunidade para o perito estimar. Considere neste caso dividir o trabalho em fases e estime horas para cada fase, totalizando ao final. Mas o profissional que pretenda atuar como perito judicial deve saber, que comumente os honorários são menores que as perícias privadas e o recebimento burocrático (mediante guias de levantamento).

Em relação aos peritos policiais, a remuneração inicial de um perito da Polícia Federal é R$ 23.692,74 (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-policia-federal/) e do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo é R$ 8.699,94 (http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/retribuicao.asp?página=policial4), ambos mensais.

Em média, a remuneração por hora de um perito em informática está em torno de 480,00 (quatrocentos e oitenta reais). Essa hora pode aumentar ou diminuir de acordo coma a especialidade do perito, volume de dados a coletar e analisar, a exemplo, perícias em dispositivos móveis, bancos de dados, redes, cloud computing costumam ter honorários mais elevados. Além disso a quantificação de horas deve levar em consideração quantidade e diferenças de dispositivos, equipe necessária para o trabalho e demais considerações, valor da causa, etc.Também é possível estimar o trabalho por empreitada.

Aos pretendentes da área, a profissão é rentável, mas exige muito de nós. Podemos ter muitas perícias positivas, mas basta um deslize ou uma evidência clara que não encontramos para que todo o histórico seja destruído. Avisamos que qualquer conduta impensada, como um simples comando para listar o diretório de um sistema operacional, pode significar a perda de dados importantes para o draft final e, consequentemente, milhões para as empresas envolvidas. Por isso, simulações de coleta de dados são sempre estimuladas e bem-vindas, pois, em campo, o profissional estará mais preparado.

PERSPECTIVAS NO MERCADO

No que diz respeito à perspectiva de crescimento da área, o mercado vem crescendo assim como cresceu no mundo. Sobre o tema, fiz o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ik5JyWVOzKM&t=248s.

No mundo, é um mercado que movimentará mais de 9 bilhões de dólares até 2022. E, até 2026, o mercado forense digital está projetado para atingir 11,45 bilhões de dólares. Os principais fatores que impulsionam o mercado forense digital global são: a crescente demanda pela implementação da Internet das coisas, visto que, de acordo com o Relatório de Mobilidade da Ericsson e a Previsão da Internet das Coisas, haverá 18 bilhões de dispositivos conectados até 2022, bem como o aumento de crimes cibernéticos, ataques cibernéticos e outras práticas ilícitas (MARKETS AND MARTEKTS).

As tendências do mercado forense digital, por componente são:

  • Hardware
  • Sistemas Forenses
  • Dispositivos Forenses
  • Bloqueadores de escrita forenses
  • Outros (inclui cabos, adaptadores, compartimentos de disco rígido, baterias e dispositivos de armazenamento)
  • Programas
  • Serviços
  • Serviços profissionais
  • Investigação e consultoria digital
  • Resposta ao Incidente
  • Integração do Sistema
  • Treino e educação
  • Suporte e Manutenção
  • Serviços gerenciados

No Brasil, o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e as Leis que estabeleçam condutas criminosas na Internet tendem a fomentar o perito digital corporativo, apto a atuar em sintonia com o Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação da empresa, avaliando casos e propondo melhorias. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) traz uma série de oportunidade para peritos digitais que se especializem em incidentes e controvérsias evolvendo dados pessoais.

O perito policial e judicial, o primeiro, atuando em investigações e inquéritos que se relacionem com Internet e tecnologia, e o segundo, auxiliando juízes no entendimento técnico de discussões judiciais cíveis, criminais e trabalhistas, possuirão cada vez mais trabalho. O Perito digital será função indispensável à justiça, tal como o advogado, pois através dele inocentes não serão condenados e culpados não serão absolvidos por ausência de provas, que na sua maioria das vezes são digitais.

A perícia digital vem amadurecendo no Brasil, mas ainda muito precisa ser feito para que autoridades de aplicação de leis se aproximem do cibercrime. O Estado precisa preocupar-se mais em capacitar seus profissionais do que comprar ferramentas.

Os casos enfrentados por um perito digital são variados, podendo ser uma mera constatação de contrafação de código fonte ou violação de software, ou a análise de escuta clandestina do tráfego de telefonia celular ou internet wireless, passando por análise de memórias de dispositivos, arquivos de paginação e recuperação de dados apagados ou sobrescritos.

Como a maior parte dos incidentes de segurança decorre de vulnerabilidades, cada vez mais é necessário um profissional de computação forense com profunda bagagem em resposta a incidentes, a fim de auditar logs, profiles e compreender o passado, em busca do entendimento sobre o que, como e quem foi o responsável pelo o ocorrido.

COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM PERÍCIA DIGITAL E SE HABILITAR?

Primeiro passo é buscar conhecimento, formação profissional. A profissão deve crescer muito nos próximos anos e a concorrência já é bem maior que há 10 anos atrás.

Importante dizer que perícia em informática não é perícia em engenharia, portanto, não está sujeita a conselhos ou associações de engenharia, sobretudo no que tange à estimativa de honorários. Embora alguns peritos usem tabelas da engenharia para estimar honorários, os salários hoje podem ir de 8 a 35 mil reais por mês, de acordo com a complexidade do trabalho, experiência e tarefas do analista, além de outros fatores.

Os passos básicos para iniciar são:

1) Defina seu foco de atuação e busque cursos de extensão e especialização, se possível uma certificação;

2) Faça seu curriculum técnico e crie igualmente um perfil no Linkedin, buscando contato com empresas e consultorias de perícia;

3) Apresente-se para empresas e escritórios jurídicos para atuar como assistente técnico;

4) Converse com peritos experientes e conheça as normas processuais, de habilitação em tribunais e, principalmente, os principais documentos que um perito faz, como manifestações, resposta a quesitos e laudos.

Em meus treinamentos, também, trago importantes modelos para peritos e profissionais de TI que atuam com crimes virtuais e cibernéticos.

5) Pratique. Associe-se a entidades e associações da área, ou seja, um correspondente de perícia ou acompanhe diligências e perícias digitais, mesmo sem honorários periciais. O que vale é a experiência para conhecer a prática do dia a dia.

6) Software. Monte uma estação forense para análises, com suas ferramentas, lembrando que hoje temos ótimos softwares gratuitos para análises, como KALI LINUX, PTK, volatility, disk digger, AUTOPSY, dentre outros. Aqui temos 22 ferramentas essenciais para o perito em informática: https://resources.infosecinstitute.com/topic/computer-forensics-tools/#gref.

CRITÉRIOS PARA CONTRATAR

O fator humano é fundamental para o sucesso de uma empresa perícia digital e computação forense, visto que se trata da prestação de serviço extremamente especializado. Os profissionais contratados devem ter formação tecnológica, jurídica e vivência nas áreas pública e privada. Algumas faculdades oferecem cursos de pós-graduação em perícia digital.

O perito digital precisa conhecer a legislação brasileira e o direito internacional já que tudo que está ligado à internet é de escopo global. Com o crescimento do uso de recursos multimídia, o domínio sobre tecnologias de imagem e voz também é requerido, além de habilidades específicas como a capacidade de análise e síntese de soluções e integridade profissional.

Compreender outras línguas, principalmente o inglês, é outro requisito básico, visto que o perito pode lidar com questões internacionais. Também precisará buscar informações disponíveis em outros idiomas e cooperar com profissionais estrangeiros ou operar tools.

Além da formação acadêmica básica, o profissional poderá (não deverá) obter algumas certificações válidas no mercado mundial de software. As principais são:

– EnCE (EnCaseCertifiedExaminer), do fabricante Guidance;

– ACE (AccessData Certified Examiner), do fabricanteAccessDat;

– CCFT (Certified Computer Forensic Technical);

– GIAC (Global Information Assurance Certification), da SANS;

– CEH (Certified Ethical Hacker);

– CHFI (Certified Hacker Forensic Investigator);

– ACFEI (American College of Forensic Examiners Institute).

– iSC2.

A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários e melhora a performance do negócio. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:

– Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;

– Agilidade e presteza no atendimento;

– Motivação para crescer juntamente com o negócio.

Portanto, é evidente que a perícia irá crescer muito e o profissional que se tornar um perito digital terá um campo de trabalho imenso, desafiador e bem lucrativo, desde que, se prepare a altura.

DESAFIOS FUTUROS

Dados encriptados, cloud forensics, Internet das Coisas e o alto volume de dados são indicados como os principais desafios. O alto volume de dados é uma frustração que o perito terá que aprender trabalhar. Costumo dizer que perícia profunda e tempo são intimamente ligados e a qualidade do trabalho cresce na mesma proporção do tempo existente. Infelizmente, grande parte dos trabalhos serão feitos e um curto período de tempo e nem todas as análises possíveis poderão ser realizadas, quer por falta de tempo, quer por falta de orçamento, razão pela qual o perito deverá escolher as análises mais significativas ou que mais contribuem para o caso.

Durante o ano de 2020, vivenciamos uma pandemia causada pelo Covid-19, o que potencializou as relações no ambiente digital. Diversos golpes e fraudes foram aplicados, aparelhos invadidos. Além disso, muitas empresas precisaram fazer o home office, o que fez com que a vulnerabilidade de muitos aumentassem. Assim, a perícia digital estará em alta, considerando a inovação forçada de muitos setores, sem os cuidados básicos com segurança, o que dará margem a atuação de fraudadores e criminosos.

A computação forense e perícia digital é muito dinâmica e a cada ano surgem novos desafios e tecnologias, sendo que os peritos devem se enquadrar nesta dinâmica de atualização constante. Internet das coisas, Drones, GPS, ataques de ransonware, Big Data, Inteligência Artificial e Deep Web já são realidades. A criptografia e as novas transações na Blockchain são desafios. Pontos que valem um maior estudo pois profissionais com “respostas” nestas áreas serão extremamente procurados.

O perito que tiver soluções para estes problemas certamente terá muito sucesso em sua atividade. Vale ficar atento em novas tecnologias utilizadas em massa, e quais evidências podem ser coletadas diante de fraudes, golpes e crimes na internet cometidos nestes ambientes.

Contratar um perito digital particular: https://www.cyberexperts.com.br

REFERÊNCIAS

INDICAÇÃO DE LIVROS

Muitos livros foram lançados sobre computação forense. Vou indicar os que eu li e gostei, basilares, e que podem lhe dar o alicerce para outros livros mais específicos:

– Perícia Forense Computacional. Teoria e Prática Aplicada (Dan Farmer)

https://www.amazon.com.br/Per%C3%ADcia-Forense-Computacional-Pr%C3%A1tica-Aplicada/dp/8576051281

– Introdução à Análise Forense em Redes de Computadores (Ricardo Kleber)

https://www.novatec.com.br/livros/analise-forense/

– File system Forensic Analysis (Brian Carrier)

https://www.goodreads.com/book/show/692554.File_System_Forensic_Analysis

– A Forensic Focus (que aliás é item indispensável de leitura do perito em informática) tem uma lista bem interessante de livros na área: http://www.forensicfocus.com/computer-forensics-books-us

– Perícia digital: da investigação à análise forense (Evandro Della Vechia). É um livro fundamental que indico, de um grande perito digital, e tenho prazer de ter escrito meu depoimento no livro.

https://www.editorajuspodivm.com.br/pericia-digital-da-investigacaoaanalise-forense-2019?utm_camp=gshop&idgrade=163024&gclid=Cj0KCQiAjKqABhDLARIsABbJrGm3DHs7p1tt1G91ZyCwlYEsvvmcgk_0hReCORYoTTKYtMvyl4JWRMMaAg5cEALw_wcB

AINDA TEM DÚVIDAS? FALE COMIGO

Minha missão é ajudar ao máximo pessoas que pretendam atuar na área de computação forense, resumindo informações que levei anos para descobrir. Espero que este conteúdo possa agregar a muitos profissionais e estudantes que pretendam e sonham em trabalhar com perícia digital ou em informática. Atualizarei esta página continuamente e peço que reverbere este conteúdo compartilhando aos que tem interesse. Bom trabalho a todos e fico à disposição para dúvidas pelo e-mail [email protected]. No meu canal no Youtube também público vídeos semanais sobre computação forense (www.youtube.com/josemilagre).

CYBEREXPERTS

A CyberExperts é consultoria especializada em computação forense, inteligência cibernética, perícia e auditorias em informática e peritos digitais. Atuamos para empresas e órgãos públicos na coleta, preservação e análise de evidências digitais, por meio de um rol de peritos com notória experiência profissional. Fale conosco (11) 3254-7616 ou acesso www.cyberexperts.com.br

Contratar um perito digital particular: https://www.cyberexperts.com.br

José Antônio Milagre, perito forense digital, perito e assistente técnico em informática, perito em proteção de dados,  especialista em computação forense, analista de sistemas, técnico em processamento de dados, Pós Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela UNESP. Contato: [email protected] e (11) 3513-7844. Instagram @dr.josemilagre

92 comentários em “A profissão do futuro: O que faz, quanto ganha e porque você deve se tornar um perito digital?”

  1. Definitely consider that which you said.
    Your favorite justification seemed to be at the internet the
    easiest thing to take into account of. I say to you, I definitely get annoyed even as other people think
    about issues that they plainly don’t know about.

    You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing with no need side
    effect , other folks could take a signal. Will
    likely be back to get more. Thanks

  2. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I do not know who you are but certainly you are going to a famous blogger
    if you aren’t already 😉 Cheers!

  3. Pretty section of content. I just stumbled upon your
    web site and in accession capital to assert that I
    get actually enjoyed account your blog posts.
    Any way I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.

  4. We are a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your website offered us with helpful information to work on. You’ve performed an impressive job and our whole neighborhood will probably be grateful to you.

  5. Today, I went to the beachfront with my children. I
    found a sea shell and gave it to my 4 year
    old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is entirely
    off topic but I had to tell someone!

  6. Just want to say your article is as surprising. The clarity
    to your post is simply spectacular and i can suppose you are
    knowledgeable in this subject. Fine with your permission let
    me to grab your RSS feed to stay updated with impending
    post. Thanks a million and please carry on the
    gratifying work.

  7. Link exchange is nothing else but it is only placing the other person’s
    blog link on your page at appropriate place and other person will also do
    same in favor of you.

  8. Thanks for your marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you may be a great
    author.I will make sure to bookmark your blog and will eventually come back
    very soon. I want to encourage continue your great posts,
    have a nice evening!

  9. Thanks for one’s marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you are a great author.I will ensure that I bookmark your blog and definitely will come back later in life.

    I want to encourage you to ultimately continue your
    great posts, have a nice afternoon!

  10. Having read this I believed it was extremely enlightening.
    I appreciate you taking the time and effort to put this informative article together.
    I once again find myself spending way too much time both reading and posting comments.
    But so what, it was still worth it!

  11. This design is spectacular! You obviously know how
    to keep a reader entertained. Between your wit and
    your videos, I was almost moved to start my
    own blog (well, almost…HaHa!) Excellent
    job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.

    Too cool!

  12. Simply want to say your article is as astonishing.
    The clearness in your post is just nice and i could assume you’re an expert on this
    subject. Fine with your permission let me to grab your feed to keep
    up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  13. Greetings from Florida! I’m bored to death at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break.
    I really like the knowledge you provide here and can’t
    wait to take a look when I get home. I’m surprised at how quick your blog loaded on my
    mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G ..
    Anyhow, awesome blog!

  14. Yes! Finally someone writes about swimming pool komplettset winterfest swimming
    pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest
    swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest
    swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming
    pool komplettset winterfest swimming pool komplettset
    winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool
    komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest
    swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset
    winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör
    kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör
    kaufen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre
    bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre
    bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre
    bestellen poolzubehöre bestellen swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool
    komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset
    winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset
    winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör
    kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör
    kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre
    bestellen poolzubehöre bestellen swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset
    winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool
    komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest swimming pool komplettset winterfest aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop
    aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop aufstellpool shop poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehör kaufen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre
    bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre bestellen poolzubehöre
    bestellen swimming pool komplettset winterfest
    aufstellpool shop poolzubehör kaufen poolzubehöre bestellen swimming pool
    komplettset winterfest aufstellpool shop
    poolzubehör kaufen poolzubehöre bestellen swimming pool komplettset winterfest aufstellpool shop poolzubehör kaufen poolzubehöre bestellen swimming pool komplettset winterfest aufstellpool shop poolzubehör
    kaufen poolzubehöre bestellen swimming pool komplettset winterfest aufstellpool shop poolzubehör kaufen poolzubehöre bestellen.

  15. hi!,I love your writing very a lot! proportion we communicate extra approximately
    your post on AOL? I require an expert in this
    house to unravel my problem. May be that’s you! Taking a look forward to look
    you.

  16. What i don’t understood is in reality how you’re now not really much more neatly-appreciated than you may
    be right now. You’re so intelligent. You understand thus significantly with regards to
    this subject, produced me in my opinion believe it from so
    many varied angles. Its like men and women don’t seem
    to be interested until it’s one thing to do with Lady gaga!
    Your personal stuffs great. Always take care of it up!

  17. Howdy, I do believe your site might be having internet browser compatibility
    problems. Whenever I look at your website in Safari, it looks fine but
    when opening in I.E., it’s got some overlapping issues.

    I just wanted to give you a quick heads up! Aside from that, excellent
    site!

  18. You can definitely see your skills in the work you write.
    The world hopes for more passionate writers such as you who are not afraid
    to mention how they believe. All the time go after your heart.

  19. First of all I want to say wonderful blog! I had a quick question in which I’d like to
    ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your thoughts before writing.
    I have had difficulty clearing my thoughts in getting my thoughts out there.
    I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are usually lost
    just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints?
    Cheers!

  20. You made some really good points there. I looked on the net
    to find out more about the issue and found most individuals will go along with
    your views on this web site.

  21. I’m truly enjoying the design and layout of your site.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant
    for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your
    theme? Superb work!

  22. Wonderful beat ! I would like to apprentice whilst you amend your site, how can i subscribe for a blog website?
    The account aided me a appropriate deal. I have been tiny bit acquainted of this your broadcast provided
    vivid transparent idea

  23. Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to send you an e-mail.
    I’ve got some recommendations for your blog you might be interested
    in hearing. Either way, great blog and I look forward to
    seeing it develop over time.

  24. Hi, i think that i saw you visited my website so
    i came to “return the favor”.I am attempting to find things to improve my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  25. Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple adjustements would
    really make my blog jump out. Please let me know where you got your design.
    Appreciate it

  26. Howdy! I realize this is kind of off-topic but I had to ask.
    Does managing a well-established website like yours take
    a massive amount work? I am brand new to writing a blog however
    I do write in my diary on a daily basis. I’d like to start a
    blog so I can share my personal experience and thoughts online.

    Please let me know if you have any kind of suggestions or
    tips for new aspiring blog owners. Thankyou!

  27. At this time it appears like BlogEngine is the preferred blogging platform available right
    now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

  28. I blog quite often and I truly thank you for your content.
    This article has truly peaked my interest. I will take
    a note of your blog and keep checking for new information about once per week.
    I subscribed to your Feed as well.

  29. My programmer is trying to persuade me to move to .net from
    PHP. I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety
    of websites for about a year and am concerned
    about switching to another platform. I have heard good things about
    blogengine.net. Is there a way I can import all my
    wordpress posts into it? Any help would be greatly appreciated!

  30. Hello there! This article could not be written any better!
    Reading through this article reminds me of my previous
    roommate! He always kept preaching about this. I’ll send this post to him.
    Pretty sure he’ll have a great read. Many thanks for sharing!

  31. Hmm is anyone else having problems with the images
    on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end or if
    it’s the blog. Any responses would be greatly appreciated.

  32. Hello, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Safari, it looks fine
    but when opening in Internet Explorer, it has some
    overlapping. I just wanted to give you a
    quick heads up! Other then that, amazing blog!

  33. Thanks for finally talking about > A profissão do futuro:
    O que faz, quanto ganha e porque você deve se tornar um perito digital?
    – CyberExperts < Loved it!

  34. Hi! This is kind of off topic but I need some guidance from
    an established blog. Is it very hard to set up your
    own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start.
    Do you have any ideas or suggestions? Cheers

  35. An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little homework on this.
    And he actually ordered me lunch simply because I
    discovered it for him… lol. So let me reword this….
    Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk
    about this issue here on your web site.

  36. Howdy! This blog post couldn’t be written much better! Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept talking about this. I will send
    this post to him. Fairly certain he’ll have a very good read.
    Many thanks for sharing!

  37. I do not know if it’s just me or if perhaps everybody else encountering issues with your website.
    It seems like some of the written text in your content are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let
    me know if this is happening to them too? This might be a issue with my web browser because I’ve had this happen previously.
    Thank you

  38. Very great post. I just stumbled upon your weblog
    and wanted to mention that I’ve really enjoyed surfing around your weblog
    posts. After all I’ll be subscribing for your rss feed and I am hoping
    you write once more very soon!

  39. I have to thank you for the efforts you’ve put in writing this
    site. I’m hoping to check out the same high-grade blog posts from you in the future
    as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own website now
    😉

  40. I don’t know whether it’s just me or if everyone else experiencing issues
    with your website. It seems like some of the written text on your posts are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let
    me know if this is happening to them as well? This could be a issue with my internet browser
    because I’ve had this happen previously. Cheers

  41. We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your website provided us with valuable information to
    work on. You have done a formidable job and our entire
    neighborhood will probably be grateful to you.

  42. It’s the best time to make some plans for the long run and it is time to be happy.
    I’ve read this publish and if I could I desire to recommend you few attention-grabbing issues or advice.
    Maybe you could write next articles referring to this article.
    I want to learn even more issues approximately it!

  43. Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your article seem to be running off the screen in Safari.

    I’m not sure if this is a format issue or something to do with
    internet browser compatibility but I thought I’d post to let
    you know. The design look great though! Hope you get the problem fixed soon. Many thanks

  44. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for
    you? Plz respond as I’m looking to design my
    own blog and would like to find out where u got this from.
    thank you

  45. hello!,I really like your writing so much! percentage
    we keep in touch more approximately your post on AOL?

    I need an expert in this area to resolve my problem.
    May be that is you! Looking forward to peer you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *