Aplicativos que simulam mudança de idade e gênero podem ser perigosos
A RedeTV News realizou matéria para falar sobre Deepfake e o submundo de comércio de bases de dados pessoais a partir de aplicativos de Avatares ou Inteligência Artificial e que inclusive alimentam campanhas Eleitorais ilegais!
O Especialista e perito na área de tecnologia, José Milagre, explica como funcionam os aplicativos e os perigos que acarretam, principalmente em ano eleitoral.
Sabe aqueles aplicativos que transformam o rosto dos usuários em personagens, pessoas idosas ou em gêneros opostos? Eles são muito divertidos, mas é preciso ter muito cuidado, especialmente em ano eleitoral. Existe uma infinidade de aplicativos que mostram como você ficaria se fosse mais velho, se fosse do sexo oposto ou que colocam seu rosto em memes ou videoclipes em qualquer lugar do mundo. É tudo aparentemente divertido, só que a brincadeira pode não acabar bem. Isso porque as empresas que desenvolvem esses apps usam a inteligência artificial através de algoritmos pra armazenar dados do usuário. Com a tecnologia desses apps ficou mais fácil criar notícias falsas, o que é um perigo, especialmente em ano eleitoral. Por isso, é importante ter cuidado redobrado, antes de acreditar e compartilhar vídeos ou informações, porque com os apps é possível colocar na boca de um candidato frases que ele nunca disse, ou colocar a imagem dele em um lugar onde nunca esteve. Então, antes de compartilhar, desconfie e verifique.
Saiba mais em: https://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/redetvnews/videos/tecnologia/eleicoes-2020-aplicativos-que-criam-videos-falsos-preocupam-especialistas